Marketing no Facebook: saiba por onde começar!

   



Se algum dia algum parente, amigo ou qualquer pessoa te disse que não vale a pena investir em marketing no Facebook, posso te afirmar que ele estava completamente errado!

O Facebook hoje em dia é a maior rede social da web – com mais de 1 bilhão de usuários, é também a que mais cresce no mundo!

Esse post é para você que está entrando agora no marketing de conteúdo e quer saber como essa área se relaciona com essa rede social tão potente na divulgação.

Bom vamos lá:

Crie uma fanpage

Uma fanpage é uma página específica direcionada para empresas dentro do próprio Facebook, através dela é possível realizar anúncios, posts, obter curtidas (visibilidade em diversos públicos), e até mesmo realizar a famigerada conversão de clientes.

Alguns detalhes (como tudo o que envolve o marketing) são imprescindíveis para destacar sua página dentre o mar de páginas que buscam espaço nessa rede gigantesca. 
Preparamos algumas dicas para ajudar você nessa criação.

#        Adicione uma boa foto de perfil

A foto de perfil será a primeira impressão que o usuário terá de você. Escolher uma foto com uma boa resolução e com os elementos certos sem dúvida destacará você da multidão. Lembre-se que é muito importante que a imagem seja facilmente lembrada, e que represente muito bem a sua marca!

#        Adicione uma boa foto de capa

Se você é um usuário do Facebook, certamente ao acessar uma página percebeu que – quando aberta a fanpage, o que mais ganha destaque é a foto de capa. A partir daí já podemos imaginar que a mesma regra da foto de perfil se aplica na capa.

É essencial que sua foto de capa possua uma boa resolução e uma excelente disposição dos elementos, ela é a sua grande chance de impressionar seus possíveis clientes através de uma belíssima apresentação da sua marca.

Você pode contratar um designer para a criação da sua foto de capa ou usar o canva, que é uma ferramenta online gratuita de design e é extremamente fácil de usar. Solte sua imaginação e impressione!

#        Complete a seção ‘sobre você’

Essa é uma ótima chance para você descrever detalhadamente os serviços que você oferece, os ideais da sua empresa, e por que você é a melhor escolha para seus clientes. Elaborar um bom texto nesta seção (sem duvidas) será um diferencial e tanto para as pessoas que acessarem sua página!

#        Inclua um endereço de e-mail e telefone

As pessoas que acessam o Facebook nem sempre estão familiarizados com as milhares ferramentas que essa plataforma disponibiliza. Portanto é muito importante que mesmo dentro do Facebook você passe informações dos meios de contato mais “tradicionais”.

Passar e-mail, telefone e até mesmo um endereço físico (se houver), pode fazer com que sua pagina abranja pessoas que prefiram estes meios de contato – e que possivelmente deixariam de consumir seu produto/serviço caso o não encontrassem essas informações.

#        Adicione um site

O Facebook é um meio de comunicação onde a empresa passa uma imagem mais descontraída, e isso é ótimo para criar uma relação mais próxima com seu público. Mas isso não te isenta da necessidade de um site de apresentação, já que certamente boa parte do seu público busca por informações detalhadas sobre uma marca antes de consumir seu produto.

Um site linkado ao Facebook transmite confiança para seu público!

Defina seu tom de voz

Definir qual será o tom de voz usado nos momentos de interação com o público é algo muito importante, já que essa é uma maneira de garantir que você estará expressando o que sua marca e sua imagem representam.

Um bom tom de voz é aquele que cria uma conexão direta e transmite confiança para seu público. Tenha uma linguagem muito bem definida, pois isso zelará pela sua reputação nessa rede!

Planejamento

Uma estratégia de marketing só é eficiente quando existe um bom planejamento dentro dela!

Planeje cuidadosamente seu conteúdo, saiba o que você vai postar e quando irá postar.

Portanto defina uma frequência de posts, e mantenha a qualidade das publicações! Uma boa ferramenta para isso é o calendário editorial – que certamente servirá de grande apoio nessa etapa.

Faça testes, defina diferentes horários para postagem e repostagem, teste também diferentes formatos de conteúdo.

Facebook ads

O Facebook Ads é um sistema de mídia paga que o Facebok oferece para as empresas. O tráfego orgânico do Facebook diminui a cada dia mais, e muitas vezes recorrer ao Facebook Ads parece uma boa solução – e realmente é.

Para criar um anúncio que gere bons resultados no Facebook não basta pagar e escrever qualquer coisa, como tudo no marketing requer planejamento – o Facebook Ads não poderia ficar fora disso!

Aqui vão algumas dicas para gerar um anúncio que traga reais resultados:

#        Use a criatividade

Nosso objetivo aqui é destacar a sua marca das outras. Em uma rede onde bilhões de pessoas consumem milhares de informações em milésimos de segundos (trava-língua do dia), um dos nossos principais desafios é chamar a atenção dessas pessoas para gerar engajamento.

E para isso devemos utilizar todos os formatos que o Facebook nos oferece:

  •          Textos: os conteúdos em texto devem estimular o engajamento do público. Uma boa dica é o uso de enquetes e perguntas nesse formato.
  •          Imagem e vídeo: uma boa imagem ou um vídeo curto são sempre bem vindos, pois a comunicação visual é mais rápida e costuma trazer maiores resultados – no Facebook, postagens que contém conteúdos visuais geram um engajamento 83% maior do que aquelas que não contêm. 

#        Segmentação (direcionamento)

Uma das melhores ferramentas que o Facebook Ads oferece é o direcionamento detalhado de público. Você pode direcionar seus anúncios para os usuários da seguinte maneira:
  • Localização geográfica
  • Idade
  • Gênero
  • Interesses
  • Formação
  • Ocupação
  • Acontecimentos
  • Relacionamento




Legal né? Para definir esse publico devemos usar a ferramenta fornecida pelo próprio Facebook para detalhamento de campanhas, a Power Editor.

#        Defina seus objetivos

Como já podemos ver ao longo do texto, o Facebook nos oferece centenas de informações e opções para nossas campanhas. Mas isso só faz com que necessitemos ainda mais ter foco, ou melhor, objetivos.

Ao criar uma campanha no Facebook, será solicitado qual CTA (call-to-action) deve ser usada na veiculação do seu anuncio, e é preciso que você pense muito bem nisso! Dentre as opções do Facebook estão:


  • Cliques no site
  • Conversões no site
  • Curtidas na página
  • Envolvimento com a publicação
  • Divulgação nas imediações
  • Geração de lead
  • Obtenção de ofertas
  • Venda de produtos catalogados



Analise


Em qualquer segmento de marketing, a mensuração dos resultados é indispensável, já que é ela que vai apresentar os pontos fortes e fracos da sua estratégia, sempre visando a otimização de suas táticas.

O próprio Facebook fornece dados incríveis sobre os acessos à sua pagina, e resultados de campanhas.

Tenha muito bem definido quais serão os KPIs dessa estratégia e analise todas as informações com calma.

E lembre-se: não desanime! Uma campanha no Facebook nem sempre trás resultados em primeira estancia, mas sem dúvidas auxiliará muito na sua estratégia de marketing de conteúdo.



E ai, ficou alguma dúvida? Pode perguntar que a gente responde com amor! 

A huá foi fundada em 2014 na cidade de Florianópolis, com o intuito de levar amor e esperança para o trabalho das pessoas através da analise e solução de problemas.

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