Marketing no Facebook: saiba por onde começar!
Se algum dia algum
parente, amigo ou qualquer pessoa te disse que não vale a pena investir em marketing no Facebook, posso te afirmar
que ele estava completamente errado!
O Facebook hoje em
dia é a maior rede social da web – com mais de 1 bilhão de usuários, é também a que mais cresce no mundo!
Esse post é para
você que está entrando agora no marketing de conteúdo e quer
saber como essa área se relaciona com essa rede social tão potente na
divulgação.
Bom vamos lá:
Crie uma fanpage
Uma fanpage é uma
página específica direcionada para empresas
dentro do próprio Facebook, através dela é possível realizar anúncios, posts,
obter curtidas (visibilidade em diversos públicos), e até mesmo realizar a famigerada conversão de clientes.
Alguns detalhes
(como tudo o que envolve o marketing) são imprescindíveis para destacar sua
página dentre o mar de páginas que buscam espaço nessa rede gigantesca.
Preparamos algumas dicas para ajudar você nessa criação.
#
Adicione uma boa foto de perfil
A foto de perfil
será a primeira impressão que o
usuário terá de você. Escolher uma foto com uma boa resolução e com os elementos
certos sem dúvida destacará você da multidão. Lembre-se que é muito
importante que a imagem seja facilmente
lembrada, e que represente muito bem
a sua marca!
#
Adicione uma boa foto de capa
Se você é um usuário
do Facebook, certamente ao acessar uma página percebeu que – quando aberta a
fanpage, o que mais ganha destaque é
a foto de capa. A partir daí já podemos imaginar que a mesma regra da foto de
perfil se aplica na capa.
É essencial que sua
foto de capa possua uma boa resolução
e uma excelente disposição dos elementos,
ela é a sua grande chance de impressionar seus possíveis clientes através de
uma belíssima apresentação da sua marca.
Você pode contratar
um designer para a criação da sua foto de capa ou usar o canva,
que é uma ferramenta online gratuita de design e é extremamente fácil de usar. Solte sua imaginação e impressione!
#
Complete a seção ‘sobre você’
Essa é uma ótima
chance para você descrever detalhadamente os serviços que você oferece, os
ideais da sua empresa, e por que você é a melhor
escolha para seus clientes. Elaborar um bom texto nesta seção (sem duvidas) será um diferencial e tanto
para as pessoas que acessarem sua página!
#
Inclua um endereço de e-mail e telefone
As pessoas que
acessam o Facebook nem sempre estão familiarizados com as milhares ferramentas
que essa plataforma disponibiliza. Portanto é muito importante que mesmo dentro
do Facebook você passe informações dos meios
de contato mais “tradicionais”.
Passar e-mail,
telefone e até mesmo um endereço físico (se houver), pode fazer com que sua
pagina abranja pessoas que prefiram
estes meios de contato – e que possivelmente deixariam de consumir seu
produto/serviço caso o não encontrassem essas informações.
#
Adicione um site
O Facebook é um meio
de comunicação onde a empresa passa uma imagem mais descontraída, e isso é ótimo para criar uma relação mais próxima
com seu público. Mas isso não te isenta da necessidade
de um site de apresentação, já que certamente boa parte do seu público
busca por informações detalhadas
sobre uma marca antes de consumir seu produto.
Um site linkado ao Facebook
transmite confiança para seu público!
Defina seu tom de voz
Definir qual será o
tom de voz usado nos momentos de interação com o público é algo muito
importante, já que essa é uma maneira de garantir que você estará expressando o que sua marca e sua imagem
representam.
Um bom tom de voz é
aquele que cria uma conexão direta e
transmite confiança para seu público. Tenha uma linguagem muito bem
definida, pois isso zelará pela sua
reputação nessa rede!
Planejamento
Uma estratégia de marketing só é eficiente quando existe um bom
planejamento dentro dela!
Planeje
cuidadosamente seu conteúdo, saiba o que você vai postar e quando irá postar.
Portanto defina uma frequência de posts, e mantenha a qualidade das publicações! Uma boa
ferramenta para isso é o calendário editorial – que certamente
servirá de grande apoio nessa etapa.
Faça testes, defina diferentes
horários para postagem e repostagem, teste também diferentes formatos de
conteúdo.
Facebook ads
O Facebook Ads é um
sistema de mídia paga que o Facebok oferece para as empresas. O tráfego orgânico do Facebook diminui a
cada dia mais, e muitas vezes recorrer ao Facebook Ads parece uma boa solução –
e realmente é.
Para criar um anúncio
que gere bons resultados no Facebook não basta pagar e escrever qualquer coisa,
como tudo no marketing requer planejamento
– o Facebook Ads não poderia ficar fora disso!
Aqui vão algumas
dicas para gerar um anúncio que traga reais resultados:
#
Use a criatividade
Nosso objetivo aqui
é destacar a sua marca das outras.
Em uma rede onde bilhões de pessoas
consumem milhares de informações em milésimos de segundos (trava-língua do
dia), um dos nossos principais desafios é chamar
a atenção dessas pessoas para gerar engajamento.
E para isso devemos
utilizar todos os formatos que o Facebook nos oferece:
- Textos: os conteúdos em texto devem estimular o engajamento do público. Uma boa dica é o uso de enquetes e perguntas nesse formato.
- Imagem e vídeo: uma boa imagem ou um vídeo curto são sempre bem vindos, pois a comunicação visual é mais rápida e costuma trazer maiores resultados – no Facebook, postagens que contém conteúdos visuais geram um engajamento 83% maior do que aquelas que não contêm.
#
Segmentação (direcionamento)
Uma das melhores
ferramentas que o Facebook Ads oferece é o direcionamento
detalhado de público. Você pode direcionar seus anúncios para os usuários da
seguinte maneira:
- Localização geográfica
- Idade
- Gênero
- Interesses
- Formação
- Ocupação
- Acontecimentos
- Relacionamento
Legal né? Para
definir esse publico devemos usar a ferramenta fornecida pelo próprio Facebook
para detalhamento de campanhas, a Power Editor.
#
Defina seus objetivos
Como já podemos ver
ao longo do texto, o Facebook nos oferece centenas
de informações e opções para nossas campanhas. Mas isso só faz com que
necessitemos ainda mais ter foco, ou
melhor, objetivos.
Ao criar uma campanha
no Facebook, será solicitado qual CTA
(call-to-action) deve ser usada na veiculação do seu anuncio, e é preciso
que você pense muito bem nisso! Dentre as opções do Facebook estão:
- Cliques no site
- Conversões no site
- Curtidas na página
- Envolvimento com a publicação
- Divulgação nas imediações
- Geração de lead
- Obtenção de ofertas
- Venda de produtos catalogados
Analise
Em qualquer segmento
de marketing, a mensuração dos
resultados é indispensável, já que é ela que vai apresentar os pontos
fortes e fracos da sua estratégia, sempre visando a otimização de suas táticas.
O próprio Facebook
fornece dados incríveis sobre os acessos
à sua pagina, e resultados de campanhas.
Tenha muito bem
definido quais serão os KPIs dessa estratégia e analise todas as
informações com calma.
E lembre-se: não desanime! Uma campanha no Facebook
nem sempre trás resultados em primeira estancia, mas sem dúvidas auxiliará
muito na sua estratégia de marketing de conteúdo.
E ai, ficou alguma dúvida? Pode perguntar que a gente responde com
amor!
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