Marketing de conteúdo: saiba como ele pode ajudar sua empresa!



A cada dia que passa as pessoas – graças à internet, estão mais engajadas e conscientes em relação a produtos e serviços que irão consumir.

A busca por informação aumenta a cada instante e as empresas precisam se adaptar constantemente ao seu público, foi pensando nisso que o marketing de conteúdo foi criado.

Marketing de conteúdo é uma excelente alternativa para você que busca engajamento e fidelização de clientes de uma maneira orgânica e eficaz.

Neste artigo vamos aprender:

  •          O que é marketing de conteúdo
  •          Como definir uma estratégia de marketing de conteúdo

Certo, vamos lá.

O que é marketing de conteúdo

Hoje em dia ninguém mais se sente obrigado a assistir um filme aonde os intervalos comerciais vão te interromper, e graças à internet isso sequer é necessário, já que podemos escolher entre milhares de filmes aqueles que têm maiores chances de nos agradar e o melhor – sem interrupções.

Com produtos e serviços que consumimos, atualmente funciona da mesma maneira. Para alcançar seu público nos dias de hoje existem métodos muito mais eficazes do que interrompe-los com uma propaganda na televisão, dentre estes métodos está o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo vem sendo a cada dia mais essencial para as empresas, já que as pessoas estão sempre em busca de informações valiosas e relevantes, e sempre buscam conhecer melhor o produto que irão consumir – antes de consumir.

Mas afinal o que é marketing de conteúdo? A Rock Content definiu marketing de conteúdo da seguinte forma:

”Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”

Mas o que isso quer dizer?

Bom, o marketing de conteúdo – como disse anteriormente, é aquilo que fornece aos seus potenciais clientes informações e conteúdos verdadeiramente valiosos e relevantes do segmento da sua empresa. 

Para o público de hoje, um conteúdo de qualidade sobre determinado assunto é muito mais valioso do que uma propaganda tentando empurrar um produto nele.

Com conteúdo de qualidade, você atrai essas pessoas para a sua empresa através do envolvimento com aquilo que está sendo dito por você, gerando valor no seu trabalho através da demonstração de conhecimento e domínio do assunto que está sendo trabalhado em sua estratégia.

Quando se ensina determinado público sobre determinado assunto de uma maneira realmente didática, cria-se uma relação de confiança entre seus clientes e a sua marca – já que foi você quem educou seus consumidores sobre a funcionalidade do assunto que foi oferecido para eles. Isso gera preferencia do consumidor e destaca a sua empresa de outras.

Como definir uma estratégia de marketing de conteúdo

Se você acha que marketing de conteúdo é só criar um blog e ir postando quando der, sinto em te informar que isso está bem longe de ser marketing de conteúdo!

Para trabalhar com marketing de conteúdo é necessário muito estudo, planejamento, disciplina e mensuração! Mas calma, vou te explicar detalhadamente como isso tudo deve ser feito.

Vamos aprender agora os 5 passos de uma estratégia de marketing de conteúdo, que são:
  •      Definição de persona
  •    Jornada do consumidor
  •     Calendário editorial
  •    Produção de conteúdo
  •    Mensuração

Bom, vamos começar:

Buyer persona: saiba com quem você está falando

Para uma boa estratégia de conteúdo é necessário definir a persona para qual o conteúdo será direcionado, através disso é possível definir quais temas devem ser abordados, qual tipo de conteúdo e qual linguagem deve ser usada para criar uma relação mais próxima com sua persona.

Buyer persona são personagens semi-fictícios que representam o comprador ideal. É um arquétipo de um possível cliente que diz respeito ao seu comportamento e suas vontades de compra.

Para definir uma persona é necessário que seja realizada uma pesquisa com seus reais clientes para coletar informações valiosas e imprescindíveis na definição de persona. Na pesquisa, deve ser perguntado:

  •          Com o que o entrevistado trabalha?
  •          Onde ele trabalha?
  •          Quais seus principais objetivos?
  •          Quais desafios/dificuldades ele enfrenta para atingir seus objetivos?
  •          Informações pessoais.
  •          Hábitos de compra.
  •          Como consome informações?

Agora, basta analisar os dados e criar sua persona. Na imagem abaixo como exemplo está uma das personas aqui da huá:

Uma dica muito interessante é o gerador de personas, onde após a inserção dos dados, você recebe via PDF uma persona para sua empresa. Lembrando que é sempre bom imprimir a imagem dessa persona e deixar perto do local onde o conteúdo será criado – é sempre bom lembrar com quem você está falando!

Jornada do consumidor: Funil de vendas

Atrair a atenção, manter o interesse, criar o desejo.

O funil de vendas é uma representação da jornada de consumo dos seus clientes. Entender o funil de vendas faz com que você forneça o conteúdo certo para o estágio certo de determinada persona, levando a conversão de leads para venda.

O funil é dividido em 3 estágios, e em cada um deles devem ser aplicadas diferentes meios de comunicação e abordagens.

Abaixo está uma representação detalhada do funil de vendas:



Após o entendimento do funil de vendas, é possível saber quais canais de divulgação devemos usar para atrair, converter e fidelizar nossa persona. Aqui na huá nós usamos a seguinte distribuição:


Calendário editorial

Para organizar suas estratégias e manter seus conteúdos bem organizados é essencial que você tenha um calendário editorial.

O calendário editorial é um documento que distribui seu conteúdo ao longo do tempo. Um bom calendário editorial é designado em título, data de publicação, persona, e canais a serem divulgados.

É muito importante que o calendário editorial seja respeitado, pois assim é possível manter uma frequência de postagens e analise de relevância.

Algumas ferramentas são muito úteis na montagem de um calendário editorial, e vamos te recomendar algumas:

  • Google Calendar: essa ferramenta é ótima para elaborar sua programação mensal e ter ela na rede o tempo todo – acessando essa informação de qualquer computador, é possível compartilhar isso com sua equipe, melhorando a comunicação e distribuição de tarefas.
  • Modelo de calendário editorial da Rock Content: a Rock Content elaborou um modelo de calendário editorial detalhado, onde basta você realizar uma cópia do arquivo e alterar os dados – uma alternativa bem simples e rápida.

Produção de conteúdo

Após saber para quem, como e quando produzir, só nos resta: produzir.

A produção de conteúdo é uma das principais partes da sua estratégia, requer muita atenção a persona e ao tema que será aplicado no conteúdo a ser produzido.

Aqui vão algumas dicas para a produção de conteúdo:

  • Use diferentes formatos: as pessoas não vivem apenas de texto – apostar em imagens, infográficos, e vídeos são uma ótima opção para não tornar seu conteúdo cansativo, além de serem ótimos meios de atração.


  • Elabore um pitch de pauta: o pitch de pauta é uma ótima maneira de determinar o objetivo da sua publicação, a persona para qual aquele conteúdo será direcionado, o tamanho do post, palavra-chave do texto e o tipo de linguagem – além de manter seu trabalho organizado, ainda te ajuda a lembrar com quem você está falando! 


  • Escaneabilidade: um texto cheio de conteúdos ricos e informações importantes não é suficiente para atrair a atenção do leitor, é necessário que em uma simples leitura dinâmica o leitor seja capaz de verificar a existência desse conteúdo – por isso é muito válido que se use algumas táticas de escaneabilidade


  • Produza, produza e produza: produção de conteúdo é um aprendizado constante, ninguém nasce sabendo escrever e a melhor maneira de ser bom em produção de conteúdo é produzindo conteúdo!

Mensuração

O marketing de conteúdo está tão preocupado com os resultados de negócio, quanto com as vendas ou os donos da empresa.

Como vimos, o marketing de conteúdo é um marketing focado em métricas e processos, mas é extremamente necessário que ele traga resultados.

Toda estratégia de marketing de conteúdo precisa ser mensurada, ou seja, conferida, avaliada, e ajustada.

É necessário avaliar se sua estratégia está trazendo resultados, e se seus objetivos com ela estão sendo alcançados. A mensuração te ajuda a analisar seus resultados alcançados, e a definir novos caminhos para aperfeiçoamento de estratégia.

Para definir quais KPI’s (Key Performance Indicator – indicador chave de performance) devem ser analisados é necessário avaliar a jornada do consumidor, e os canais de divulgação que serão usados para cada etapa do funil e definir qual KPI se aplica melhor na sua estratégia.


Chegamos ao final deste incrível artigo, e eu espero que você tenha aprendido tudo!

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou queira bater um papo sobre a sua estratégia atual deixa um comentário abaixo, pois vamos adorar falar com você!



A huá foi fundada em 2014 na cidade de Florianópolis, com o intuito de levar amor e esperança para o trabalho das pessoas através da analise e solução de problemas.

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