Marketing de conteúdo: saiba como ele pode ajudar sua empresa!
A cada dia que passa as pessoas – graças à internet, estão mais
engajadas e conscientes em relação a produtos e serviços que irão consumir.
A busca por informação aumenta a cada instante
e as empresas precisam se adaptar
constantemente ao seu público, foi pensando nisso que o marketing de conteúdo
foi criado.
Marketing de
conteúdo é uma excelente alternativa para você que busca engajamento e fidelização de clientes de uma maneira orgânica e
eficaz.
Neste artigo vamos
aprender:
- O que é marketing de conteúdo
- Como definir uma estratégia de marketing de conteúdo
Certo, vamos lá.
O que é marketing de conteúdo
Hoje em dia ninguém
mais se sente obrigado a assistir um filme aonde os intervalos comerciais vão
te interromper, e graças à internet isso sequer é necessário, já que podemos
escolher entre milhares de filmes aqueles que têm maiores chances de nos agradar
e o melhor – sem interrupções.
Com produtos e
serviços que consumimos, atualmente funciona da mesma maneira. Para alcançar seu público nos dias de hoje
existem métodos muito mais eficazes
do que interrompe-los com uma propaganda na televisão, dentre estes métodos
está o marketing de conteúdo.
O marketing de
conteúdo vem sendo a cada dia mais essencial para as empresas, já que as
pessoas estão sempre em busca de
informações valiosas e relevantes, e sempre buscam conhecer melhor o
produto que irão consumir – antes de consumir.
Mas afinal o que é
marketing de conteúdo? A Rock Content definiu marketing
de conteúdo da seguinte forma:
”Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.”
Mas o que isso quer
dizer?
Bom, o marketing de
conteúdo – como disse anteriormente, é aquilo que fornece aos seus potenciais clientes informações e
conteúdos verdadeiramente valiosos e
relevantes do segmento da sua empresa.
Para o público de
hoje, um conteúdo de qualidade sobre
determinado assunto é muito mais valioso do que uma propaganda tentando
empurrar um produto nele.
Com conteúdo de
qualidade, você atrai essas pessoas para a sua empresa através do envolvimento com aquilo que está sendo
dito por você, gerando valor no seu
trabalho através da demonstração de
conhecimento e domínio do assunto que está sendo trabalhado em sua
estratégia.
Quando se ensina
determinado público sobre determinado assunto de uma maneira realmente
didática, cria-se uma relação de
confiança entre seus clientes e a sua marca – já que foi você quem educou seus consumidores sobre a
funcionalidade do assunto que foi oferecido para eles. Isso gera preferencia do consumidor e destaca a sua empresa de outras.
Como definir uma estratégia de
marketing de conteúdo
Se você acha que marketing
de conteúdo é só criar um blog e ir postando quando der, sinto em te informar
que isso está bem longe de ser marketing de conteúdo!
Para trabalhar com
marketing de conteúdo é necessário muito estudo, planejamento, disciplina e
mensuração! Mas calma, vou te explicar detalhadamente como isso tudo deve ser
feito.
Vamos aprender agora
os 5 passos de uma estratégia de
marketing de conteúdo, que são:
- Definição de persona
- Jornada do consumidor
- Calendário editorial
- Produção de conteúdo
- Mensuração
Bom, vamos começar:
Buyer persona: saiba com quem você
está falando
Para uma boa
estratégia de conteúdo é necessário definir a persona para qual o conteúdo será
direcionado, através disso é possível definir quais temas devem ser abordados, qual tipo de conteúdo e qual linguagem
deve ser usada para criar uma relação
mais próxima com sua persona.
Buyer persona são
personagens semi-fictícios que representam o comprador ideal. É um arquétipo de um possível cliente que diz respeito ao seu comportamento e suas
vontades de compra.
Para definir uma
persona é necessário que seja realizada uma pesquisa com seus reais clientes para coletar informações valiosas
e imprescindíveis na definição de
persona. Na pesquisa, deve ser perguntado:
- Com o que o entrevistado trabalha?
- Onde ele trabalha?
- Quais seus principais objetivos?
- Quais desafios/dificuldades ele enfrenta para atingir seus objetivos?
- Informações pessoais.
- Hábitos de compra.
- Como consome informações?
Agora, basta
analisar os dados e criar sua persona. Na imagem abaixo como exemplo está uma
das personas aqui da huá:
Uma dica muito
interessante é o gerador de personas, onde após a inserção dos dados, você recebe via PDF uma
persona para sua empresa. Lembrando que é sempre bom imprimir a imagem dessa
persona e deixar perto do local onde o conteúdo será criado – é sempre bom
lembrar com quem você está falando!
Jornada do consumidor: Funil de
vendas
Atrair a atenção, manter o interesse, criar o desejo.
O funil de vendas é
uma representação da jornada de consumo
dos seus clientes. Entender o funil de vendas faz com que você forneça o
conteúdo certo para o estágio certo
de determinada persona, levando a conversão de leads para
venda.
O funil é dividido
em 3 estágios, e em cada um deles devem ser aplicadas diferentes meios de
comunicação e abordagens.
Abaixo está uma
representação detalhada do funil de
vendas:
Após o entendimento
do funil de vendas, é possível saber quais canais
de divulgação devemos usar para atrair,
converter e fidelizar nossa persona. Aqui na huá nós usamos a seguinte
distribuição:
Calendário editorial
Para organizar suas estratégias e manter seus conteúdos bem organizados é
essencial que você tenha um calendário
editorial.
O calendário
editorial é um documento que distribui
seu conteúdo ao longo do tempo. Um bom calendário editorial é designado em título, data de publicação, persona, e
canais a serem divulgados.
É muito importante
que o calendário editorial seja respeitado, pois assim é possível manter uma frequência de postagens e analise de relevância.
Algumas ferramentas
são muito úteis na montagem de um calendário editorial, e vamos te recomendar
algumas:
- Google Calendar: essa ferramenta é ótima para elaborar sua programação mensal e ter ela na rede o tempo todo – acessando essa informação de qualquer computador, é possível compartilhar isso com sua equipe, melhorando a comunicação e distribuição de tarefas.
- Modelo de calendário editorial da Rock Content: a Rock Content elaborou um modelo de calendário editorial detalhado, onde basta você realizar uma cópia do arquivo e alterar os dados – uma alternativa bem simples e rápida.
Produção de conteúdo
Após saber para
quem, como e quando produzir, só nos resta: produzir.
A produção de
conteúdo é uma das principais partes da sua estratégia, requer muita atenção a persona e ao tema que será
aplicado no conteúdo a ser produzido.
Aqui vão algumas
dicas para a produção de conteúdo:
- Use diferentes formatos: as pessoas não vivem apenas de texto – apostar em imagens, infográficos, e vídeos são uma ótima opção para não tornar seu conteúdo cansativo, além de serem ótimos meios de atração.
- Elabore um pitch de pauta: o pitch de pauta é uma ótima maneira de determinar o objetivo da sua publicação, a persona para qual aquele conteúdo será direcionado, o tamanho do post, palavra-chave do texto e o tipo de linguagem – além de manter seu trabalho organizado, ainda te ajuda a lembrar com quem você está falando!
- Escaneabilidade: um texto cheio de conteúdos ricos e informações importantes não é suficiente para atrair a atenção do leitor, é necessário que em uma simples leitura dinâmica o leitor seja capaz de verificar a existência desse conteúdo – por isso é muito válido que se use algumas táticas de escaneabilidade.
- Produza, produza e produza: produção de conteúdo é um aprendizado constante, ninguém nasce sabendo escrever e a melhor maneira de ser bom em produção de conteúdo é produzindo conteúdo!
Mensuração
O marketing de
conteúdo está tão preocupado com os resultados
de negócio, quanto com as vendas ou os donos da empresa.
Como vimos, o
marketing de conteúdo é um marketing focado em métricas e processos, mas é extremamente necessário que ele traga resultados.
Toda estratégia de
marketing de conteúdo precisa ser mensurada, ou seja, conferida, avaliada, e ajustada.
É necessário avaliar
se sua estratégia está trazendo resultados, e se seus objetivos com ela estão sendo alcançados. A mensuração te ajuda a
analisar seus resultados alcançados, e a definir novos caminhos para aperfeiçoamento de estratégia.
Para definir quais
KPI’s (Key Performance
Indicator – indicador chave de performance) devem ser analisados é necessário
avaliar a jornada do consumidor, e os canais de divulgação que serão usados
para cada etapa do funil e definir qual KPI se aplica melhor na sua estratégia.
Chegamos ao final
deste incrível artigo, e eu espero que você tenha aprendido tudo!
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou queira bater um papo sobre a
sua estratégia atual deixa um comentário abaixo, pois vamos adorar falar com
você!
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