Design: você sabe o que esse conceito significa?
Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir.
Você sabe o que é Design?
Se essa é a sua dúvida, posso te dizer que você encontrou o lugar certo!
Nesse texto vou te explicar o conceito, e quais os cinco principais segmentos existentes do design.
Neste post você aprenderá:
- Conceito: o que é design?
- Principais segmentos do design.
Agora, vamos para a explicação:
Conceito: o que é design?
O primeiro passo é entender o design, e definir um conceito.
A palavra “design” é originada da língua inglesa e quer dizer: "desenho, projeto".
“Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir. Criar, desenvolver, implantar um projeto – o design – significa pesquisar e trabalhar com referências culturais e estéticas, com o conceito da proposta. É lidar com a forma, com o feitio, com a configuração, a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento do projeto.”– Mônica Moura.
A Associação dos Designers Gráficos definiu o Design como uma visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais.
Ou seja, o design é uma idealização, criação, e desenvolvimento de determinado projeto/produto, é uma forma de transmitir uma ideia ou um conceito usando a criatividade, processos, elementos e princípios.
Principais segmentos do design.
Bom, agora que entendemos o conceito de design, vamos falar sobre algumas das muitas áreas que o design abrange.
Em geral, temos cerca de 30 segmentos de design espalhados em diversas funções e práticas. Aqui, vou te apresentar os cinco segmentos mais comuns e me aprofundar um pouco em seus conceitos.
1. Design gráfico.
Bom, primeiro vamos entender qual é o conceito, design gráfico é o uso de elementos gráficos e tipográficos para comunicar uma ideia ou conceito, ou seja, transmitir uma mensagem através de recursos visuais.
De forma resumida, o design gráfico é o que realiza uma comunicação visual com um determinado publico através de uma relação de imagens, cores, e tipos.
Pode ser aplicado em quase todos os meios midiáticos, incluindo papel, embalagens e muitos outros.
2. Design de produtos
O design de produtos ou design industrial trabalha com a criação e produção de objetos e produtos tridimensionais como eletrodomésticos, automóveis, brinquedos, eletrônicos e muitos outros.
A área do design industrial é um dos segmentos que mais influenciou na historia da tecnologia, teve grande influencia na década de 90 onde a tecnologia começou a avançar e se aliou ao design industrial no começo dos anos 20.
3. Design de moda
Design ou gestão de moda é a aplicação do design e estética em roupas e acessórios.
Essa área engloba diversas subcategorias: indústria têxtil, criatividade artística, alta costura, paradigmas estéticos, processo produtivo de roupas, a ciência dos materiais e a sociologia da moda.
4. Design de interiores
O design de interiores é muito semelhante à arquitetura e urbanismo e trabalha especificadamente com a elaboração de plantas e maquetes para ambientes internos, indicando o estilo, as cores e a disposição de elementos sempre visando a harmonia de determinado espaço.
5. Design thinking
“Design thinking é um processo de pensamento critico que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento.”– Charles Burnett.
Essa é de fato a melhor definição de design thinking que até hoje consegui encontrar, bom, em resumo o essa área encontra soluções de problemas de comunicação e visuais através do uso de metodologias e reflexões.
De maneira extremamente resumida, o design thinking funciona da seguinte forma:
- Imersão (entendimento)
- Ideação (criação)
- Prototipação (teste)
- Ponderação (analise)
- Desenvolvimento (aplicação)
Conclusão
Definir uma área tão vasta quanto o design costuma não ser fácil.
Desenvolvemos esse post para te ajudar a entender um pouco mais o que é design e o que existe dentro dele.
Caso você tenha dúvidas, sugestões ou quaisquer comentários sobre o texto deixe um comentário, vamos adorar ouvir o que você tem a dizer!
0 comentários: