Calendário editorial: saiba como organizar sua estratégia de marketing de conteúdo


Se você sempre se pergunta sobre como melhorar sua comunicação com a sua equipe, evitar atrasos na entrega de projetos e principalmente como melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo, posso afirmar com propriedade que você veio ao lugar certo!

Neste post vamos te responder:

       #      O que é um calendário editorial?
       #      O que preciso para montar um calendário editorial?
       #      Como estruturar um calendário editorial?

Certo, vamos lá!

O que é um calendário editorial?


Um calendário editorial nada mais é do que uma listagem de conteúdos que deverão ser produzidos e publicados em datas pré-determinadas – através do calendário editorial.

Sendo uma das ferramentas mais importantes para uma boa organização na produção de conteúdo para web, o calendário editorial nos ajuda a:

      #      Organizar melhor a estratégia de marketing de conteúdo
      #      Melhorar a comunicação com os membros da equipe através da distribuição de tarefas e determinação de datas
      #      Entregar os conteúdos dentro dos prazos determinados
      #      Evitar a repetição de temas e palavras-chave ao longo da nossa estratégia

Ele pode ser construído em diversos formatos, nas mais variadas ferramentas além de detalhar todas as informações importantes para cada conteúdo descrito no mesmo.

O que preciso para montar um calendário editorial?


Certo, já sei o que é um calendário editorial, mas como montar um? (Eu sei, acabamos de ler a sua mente!).

Para montar um calendário editorial a primeira coisa que você deve ter em mente são as suas personas – é para elas que você irá produzir todos os conteúdos! Mas vamos falar das personas mais à frente.

Antes, devemos:

Definir uma ferramenta de calendário editorial


Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para estruturar um calendário editorial, o ideal é que seja uma ferramenta de fácil alteração e que permita um bom detalhamento. O mais recomendável é que se use:

      #      Google Calendar: é um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google. É possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, além de ter a opção de lembrete para tarefas previamente programadas.
      #      Trello: O Trello é bastante conhecido por ser uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas extremamente versátil. É um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método "kanban", muito usado no desenvolvimento com Scrum.
      #      Planilhas do Excel: As planilhas são uma ótima pegada, uma vez que seu layout e informações podem ser facilmente editados e aprimorados – a ferramenta ainda permite que sejam criadas diversas páginas de planejamento em planilha dentro de um só arquivo, o que facilita muito a compactação do seu documento.

Definir uma frequência de publicação


Defina de quanto em quanto tempo seus artigos serão publicados, isso ajuda você a se organizar melhor de acordo com a sua capacidade produtiva e a necessidade da sua persona! Lembre-se sempre formula favorita da Huá: 
Saúde + criatividade = conteúdos de qualidade
Vale lembrar que nem sempre virar noites produzindo conteúdos por quantidade, irá proporcionar bons resultados por você! No marketing de conteúdo a qualidade dos artigos vale mais do que a quantidade deles!

Portanto, defina sua frequência de publicações de uma maneira que respeite os seus limites, e que não interfira na qualidade dos conteúdos que serão produzidos.

Pesquisar palavras-chave


Uma palavra-chave é o que resume o tema do seu conteúdo. O uso correto das palavras-chave favorece (e muito!) o bom rankeamento do seu post nos motores de busca.

Para definir as palavras-chave ideais para seus textos é necessário que seja realizada uma pesquisa de palavras-chave mais buscadas dentro do seu segmento de mercado.

Existem diversas ferramentas que auxiliam na busca por palavras-chave, dentre elas estão:

       #      Google Keywords Planner: é uma ferramenta gratuita do Google que auxilia na escolha de palavras-chave e grupos de anúncios, permitindo prever o comportamento de uma lista de palavras-chave, e também, propicia a escolha dos melhores lances para a definição de um orçamento adequado às suas necessidades.
       #      Semrush: além de medir com precisão a sua evolução, também traz insights para novas palavras-chave. Em termos de pesquisa de palavras-chave, não existe ferramenta mais apurada que o SEMrush.

Analisar quais formatos de conteúdo deverão ser produzidos


Como já falamos em outros posts de produção de conteúdo, seus leitores não vivem em busca de blocos de textos constantes, sem escanealibidade alguma, e principalmente sem conteúdo visual atrativo.

Pesquisas apontam que conteúdos visuais tem em média 83% a mais de visualizações pelos leitores.

É essencial que exista uma variação de formatos no seu planejamento de produção de conteúdo, isso tornará seu conteúdo mais atrativo e rico para seu público.

Você pode produzir seus conteúdos nos mais diversos formatos como:

       #      Infográficos
       #      Vídeos
       #      Webnars
       #      Áudios
       #      Gifs

Para que a produção desses conteúdos você pode contratar um designer gráfico ou fazer produção independente, o que é importa é que seu conteúdo seja rico para seus leitores!

Como estruturar um calendário editorial?


A estrutura do calendário editorial pode variar muito de acordo com o volume de conteúdo, o nível de detalhamento que é necessário para uma boa comunicação com sua equipe, etc.

Mas existem algumas informações que são de fato importantes para estarem presentes no seu calendário editorial.

Vamos conhecer algumas delas?

# Datas


É muito importante ter de maneira detalhada quais as datas a serem cumpridas por você e o seu time, isso serve não só como um lembrete, mas também ajuda para que seus conteúdos não interfiram um nos outros – além de facilitar sua programação de publicação.

Existem algumas datas essenciais para seu planejamento de produção de conteúdo. São essas:

       #      Datas comemorativas
       #      Data de produção
       #      Prazo máximo para entrega de conteúdo
       #      Data de publicação

      É sempre interessante deixar no mínimo 3 dias entre a data de entrega do conteúdo e a data da publicação – o que chamamos de período de revisão. Pois caso ocorra a necessidade de correção de algum erro, temos um espaço de tempo para isso de maneira que não haja interferência na data de publicação do conteúdo.

# Palavras-chave


Lembra o que nós falamos ali sobre a pesquisa de palavras-chave? Se você se perguntou o porquê disso, bem, aqui está sua resposta!

É interessante que no calendário editorial exista um espaço para a palavra-chave que será usada no conteúdo programado.

Fazendo isso é possível evitar a repetição de palavras-chave, além de tornar possível uma coerência maior entre seus conteúdos.

# Buyer personas


É realmente muito importante que a sua persona esteja presente no seu calendário editorial, principalmente para facilitar a relação de quem irá desenvolver o conteúdo para a persona.

Devemos sempre nos lembrar de que todo conteúdo deve ser produzido para quem irá ler ele, ou seja, sua persona!

Para cada conteúdo programado no calendário editorial, adicione para qual persona esse conteúdo será produzido. Acredite, isso irá facilitar muito a sua comunicação com seu time!

# Divulgação dos conteúdos


Já sabemos quando iremos produzir e publicar este conteúdo, qual o tema do conteúdo, e para quem estamos escrevendo. Mas precisamos nos lembrar e detalhar como divulgaremos este conteúdo.

Defina os canais que serão usados para a divulgação do conteúdo, em qual data será realizada a divulgação deste conteúdo, e em quais horários deverão ser publicados e republicados os posts de divulgação.

Você pode saber um pouco mais sobre o marketing no Facebook nesse post:

# Ofertas


Acrescente uma aba ou planilha a parte para a programação de ofertas que serão lançadas durante sua estratégia.

O ideal é que sua programação siga a regra dos 80/2080% da sua produção deve ser direcionada para conteúdos ricos e apenas 20% direcionados para propaganda do seu produto.

Por conta dessa regra, é necessário que seu calendário de ofertas esteja anexado ao seu calendário editorial, para que assim os conteúdos não se sobreponham ou que a regra dos 80/20 deixe de ser aplicada.

Agora só falta programar seu conteúdo!


Agora que já aprendemos o que é um calendário editorial, quais ferramentas e informações são necessários para uma boa estrutura de calendário editorial só nos resta programar ele!


E aí, gostou deste artigo? Tem alguma complementação que você considere importante para este texto? Se sim, comenta aqui para nós, vamos adorar crescer com você! 

A huá foi fundada em 2014 na cidade de Florianópolis, com o intuito de levar amor e esperança para o trabalho das pessoas através da analise e solução de problemas.

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